domingo, 22 de fevereiro de 2015

Zoológico de Lisboa

Inaugurado em 1884, o Jardim Zoológico de Lisboa foi o primeiro parque com fauna e flora da Península Ibérica. Foram vários os seus fundadores - Dr. Pedro Van Der Laan, José Thomaz Sousa Martins e o Barão de Kessler - que contaram com o apoio de várias personalidades, o Rei D. Fernando II e o zoólogo José Vicente Barboza do Bocage. As primeiras instalações situaram-se no Parque de São Sebastião da Pedreira, que foi cedido gratuitamente pelos seus proprietários. 
Mais tarde, o parque mudou-se para a Palhavã e a 28 de maio de 1905, foram inauguradas as novas e definitivas instalações na Quinta das Laranjeiras. No dia 12 de março de 1913, o Jardim Zoológico foi declarado Instituição de Utilidade Pública. As inúmeras remessas de animais vindos de África e do Brasil contribuíram para que, ao longo dos anos, o Jardim Zoológico tivesse uma das coleções de animais mais vastas e diversificadas do mundo.


Atualmente o Jardim Zoológico representa o papel de educador, com a vantagem de possuir uma das melhores salas de aula do país, cuja coleção animal, espaço e atividades proporcionam uma aprendizagem atraente e eficaz. Hoje em dia, o Jardim Zoológico está diferente, tem uma nova missão e uma nova mensagem. Apresenta novas atrações e instalações. O Jardim é um espaço onde aliada à conservação e à educação está uma forte componente de entretenimento e diversão.




Neste novo Zoo irá encontrar cerca de 2000 animais de 330 espécies: mamíferos, aves, répteis e anfíbios.

















Além de belíssimo e uma referencia na conservação da vida selvagem e bem estar animal, o zoo conta com atrações interativas como o "Sábado Selvagem", onde acompanhado por biólogo, o turista tem acesso aos bastidores do zoo, interage com a alimentação de algumas espécies como o lêmure, após o show dos golfinhos, visitamos a cozinha onde são preparados os alimentos deles, a sala de monitoria onde cada profissional registra o que se passa com cada animal desde a chegada ate ele estar pronto para apresentação nos shows.






Este é um zoo com muita história e também um exemplo na questão de preservação. Recomendo reservar uma atração chamada “Sábado Selvagem”, além da visitação e da interatividade, no restaurante Savanah tem-se um desconto no almoço por conta desta atração. Nesta opção recomendo reservar com pelo menos um mês de antecedência é muito concorrido e o número de visitantes limitado.







O show dos golfinhos é maravilhoso, tem também com leões marinhos e após o termino conhecemos os bastidores.

O passeio de teleférico é outra atração que eu amei, conhecer o zoológico todinho visto de cima, é uma experiência realmente enriquecedora. Há várias lojas de souvenires espalhadas pelo parque, claro que eu não poderia deixar de comprar minhas lembrancinhas da viagem.






Recomendo conhecer este zoológico, muito rico em informações e atrações. Pra saber mais acesse o site: http://www.zoo.pt.


Até o próximo post,

Juju

2 comentários:

  1. Olá Juju. Sabe que não vou ao Jardim Zoológico de Lisboa desde criança? O meu pequeno explorador ainda não conhece mas, em compensação, já viu elefantes, gnus, macacos, palancas e girafas em liberdade, em Angola.
    Outro lugar que merece uma visita em Lisboa é o oceanário. Conhece? Quando esteve em Portugal?
    Beijinho
    Ruthia d'O Berço do Mundo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Ruthia, estive em Portugal em 2014, conheci Lisboa, Fatima, Obidos, Sesimbra, Porto, e além do zoo, também conheci o Oceanario e fiz um passeio no telecabine, ainda estou escrevendo os posts sobre estes lugares. Angola eu não conheço, pretendo ir para Zimbabwe, e África do Sul

      Excluir