terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Mala certa para cada tipo de viagem

Olá viajantes, dezembro chegou, como o ano passou rápido não é mesmo?  Fico pensando em tudo que consegui, objetivos que alcancei e é claro, começo os planos para o próximo ano...

Neste vai e vem de pensamentos, veio a inspiração para escrever este post, adoro viajar e não poderia deixar de falar na minha “companheira” de aventura, aquela que está presente em todos os momentos de idas e vindas, por vezes maltratada, surrada, suja, etc, falo da minha mochila, pequena homenagem pra ela que é pau pra toda obra e está sempre presente na vida dos viajantes.

Não importa se é grande, pequena, se tem rodinhas, sejam elas quatro, seis ou até oito, rs, se é feita de fibra, quadrada, retangular, ela faz parte da nossa vida.

Mas como escolher a mala certa para cada ocasião?  Neste post darei algumas dicas para ajudar você a escolher:
Em primeiro lugar definir se a viagem será de avião, rodoviária ou carro. Depois, quanto tempo durará a viagem, feito essa escolha, partimos para as malas.

Em viagens longas, escolha uma mala que seja impermeável, pode ser de alumínio, polipropileno ou policarbonato, estas últimas, além de leve, são muito resistentes e flexíveis, ainda mais se pensarmos que num bagageiro de avião a pobrezinha será atirada, jogada na esteira, empilhada, e um tanto de outras coisas que só elas saberiam contar-nos. Nos carros elas precisam se adaptar ao porta-malas.

Nestes casos, essas malas são as indicadas por evitarem que nossas roupas amassem ou sofram danos.

Em viagens curtas, dê preferência às malas de tecido, onde o desgaste é menor, em caso de ir de avião, verifique se elas cabem no bagageiro superior, opte por uma de tamanho médio, as pequenas, além de ser facilmente esquecidas, não comportam direito nossos pertences e as grandes são peso a mais, a dica vale para quem vai de ônibus ou carro também.

Agora se você vai acampar, conforto é a prioridade, escolha mochilas com muitos compartimentos, zíperes, velcro, que seja acolchoada, afinal ela passará a maior parte do tempo em contato com nosso corpo e é claro que ela precisa caber tudo o que precisaremos durante o camping. Mas atenção, leve somente o necessário, como primeiros socorros, celular carregado,  roupas adequadas à estação, tênis próprios para aventura, documentos, cartões e água potável.

De um modo geral, classificamos as malas por tamanho, sejam pequenas, médias ou grandes, com ou sem rodinhas, peso que suportam, em voos domésticos a ANAC permite que cada passageiro leve até 23 kg isso seria uma mala de médio porte, uma de pequeno porte carrega ate 15 kg para viagens de curta duração, e as grandes suportam até 32 kg e são indicadas para viagens longas, importante também identificarmos nossas malas para que na esteira dos aeroportos possamos reconhecê-las de cara, quem nunca se confundiu e acabou por pegar uma mala errada? Hoje em dia a tendência são malas coloridas, com fitas, isso ajuda a avistá-la de longe, mas não se deve descartar uma placa de identificação com nosso nome, telefone para contato. Aconselho também a usar um cadeado, para viagens internacionais usa-se o modelo TSA (Transpor Securit Administration, ou em português Administração de Segurança no Transporte) e caso a mala precise ser aberta na alfandega, poderá ser usado uma chave mestra e a mala não será danificada, alguns modelos já vem com o cadeado TSA embutido.

Independente do modelo, cor, tamanho, o importante é que ela seja fácil de abrir, fechar e fácil de transportar. Outra dica que é bom saber, é que se a viagem for de avião, ao desembarcar o passageiro deve olhar a mala com atenção, pois em caso de dano, a companhia aérea deve consertar ou trocar a  mala sem nenhum custo para o passageiro.

Espero que tenham gostado desse post e  que ele ajude você na próxima viagem.


Um abraço e até o próximo post, Juju

Nenhum comentário:

Postar um comentário